Venda de carro

Como Avaliar o Valor de Revenda do Seu Carro em Florianópolis

Equipe 101
Escrito por Equipe 101 em setembro 20, 2023
Como Avaliar o Valor de Revenda do Seu Carro em Florianópolis

Você está pensando em vender o seu carro em Florianópolis? Para conseguir fechar um bom negócio, é fundamental descobrir o valor de revenda do veículo, certo? Dessa forma, você consegue obter um valor justo na transação.

Se você anunciar o seu carro por um valor abaixo do mercado, pode sair no prejuízo. Por outro lado, tentar revender um veículo acima do valor do mercado pode resultar em meses de espera sem conseguir fechar negócio.

Felizmente, calcular o valor do seu carro não é difícil. Basta conhecer o conjunto de fatores que interferem na valorização de um carro e analisar o mercado. Quer aprender a colocar isso em prática? Confira ao longo deste artigo!

Qual é o valor de revenda de um carro?

O valor de revenda do seu carro é simplesmente o valor em reais que você consegue obter se quiser vendê-lo a terceiros ou trocá-lo por um veículo mais novo. Na prática, trata-se de um reflexo do retorno financeiro que você ainda pode obter com o seu carro.

Entretanto, não existe uma fórmula precisa para calcular o valor de revenda de um carro. Você pode encontrar veículos muito semelhantes com preços muito diferentes. Isso acontece porque o valor varia conforme diversos aspectos – como ano, modelo, quilometragem, recursos do veículo, histórico de acidentes, situação do mercado, entre muitos outros.

Como calcular o valor de revenda do seu carro em Florianópolis?

Acabamos de ver que o valor do seu carro depende de vários fatores, certo?

Ao limitarmos a revenda do carro em Florianópolis é possível eliminar uma variável: a localização. Afinal, um mesmo carro pode ser avaliado por valores diferentes de acordo com a região do país.

Apesar disso, ainda são muitos aspectos que devem ser analisados. Por isso, calcular o valor de revenda pode ser um processo. Veja só algumas dicas:

Reúna informações sobre seu veículo

Antes de tentar calcular o valor do seu carro, é preciso reunir vários fatos sobre ele. Você deve compreender a história do carro e os fatores que contribuíram para sua depreciação desde a sua compra. As principais informações geralmente exigidas incluem:

  • Marca, modelo e ano – É importante verificar se cada uma dessas informações está correta. Não é incomum confundir o seu modelo com outro, principalmente se o modelo do seu veículo não for mais vendido.
  • Quilometragem – Quando possível, obtenha sua quilometragem diretamente no velocímetro. Isto, juntamente com o estado do veículo, são dois dos fatores mais importantes na avaliação do seu carro.
  • Condição – Carros em excelentes condições internas, externas e mecânicas serão normalmente avaliados a um preço significativamente melhor do que veículos em más condições.
  • Recursos – Conhecer todos os recursos do seu veículo pode exigir alguma pesquisa, pois novos recursos são sempre adicionados aos novos modelos. Pergunte a si mesmo quais atualizações seu carro possui, como tração nas quatro rodas, direção hidráulica ou central multimídia.
  • Cor – Por mais trivial que pareça, a cor pode fazer diferença no valor. Enquanto um carro branco tende a ter uma desvalorização menor, os veículos coloridos tendem a desvalorizar mais ao longo do tempo.

Consulte a Tabela Fipe

A fonte mais confiável para descobrir o valor atual de um veículo é a Tabela Fipe. Atualizada mensalmente, essa tabela expressa os preços médios de veículos no mercado nacional – servindo apenas como um parâmetro em avaliações e negociações.

É importante ressaltar que, apesar de ser um ótimo auxílio, a Tabela Fipe não representa os preços efetivamente praticados. O valor de revenda do carro varia em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Avalie outros fatores relevantes

Se você procurar por um carro em Florianópolis, certamente vai encontrar opções muito variadas. Uma coisa que chama a atenção é que veículos do mesmo ano e modelo podem ter preços de revenda muito diferentes. Mas por que isso acontece?

Além de todos os fatores que já ressaltamos ao longo deste artigo, precisamos considerar os fatores extras que fazem toda a diferença. Uma mancha no banco, um desgaste excessivo no volante ou histórico de acidentes podem desvalorizar um carro. Por outro lado, recursos adicionais, revisões em dia ou uma baixa quilometragem podem elevar o preço de revenda.

Analise o mercado

Por fim, não deixe de analisar o mercado. Mesmo com o foco em vender seu carro em Florianópolis, você pode ter uma boa noção dos preços dos carros semelhantes ao seu fazendo uma boa pesquisa online.

Além disso, é importante reconhecer que outros fatores externos podem influenciar o valor do seu carro. Por exemplo, pode haver uma influência sazonal na demanda por veículos em geral ou no seu especificamente. Também pode haver algumas modificações exclusivas feitas em seu carro, que podem aumentar ou diminuir seu valor estimado.

Existem várias etapas que você pode seguir para refinar sua estimativa para refletir as condições do mercado local. Você pode pesquisar seu veículo nos anúncios classificados do jornal local ou em sites online. Além disso, considere verificar o preço do seu carro ou de carros semelhantes e determinar como o seu veículo difere destes, talvez com mais atualizações.

Conte com o expertise da 101 Veículos!

A 101 Veículos é uma empresa sólida, atuando com destaque no ramo de comércio de automóveis há mais de 20 anos, fruto de um grande propósito: tornar acessível a aquisição de carros e motos com transparência e honestidade.

Se você deseja obter um valor justo na revenda do seu carro em Florianópolis, conte com a ajuda dos especialistas da 101 Veículos. Podemos ajudá-lo a calcular o valor ideal de venda e no processo de revenda.

Quer conhecer melhor a 101 Veículos? Visite o nosso site!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias