Compra de carro

5 perguntas importantes a se fazer na hora de comprar um carro

Blog_101
Escrito por Blog_101 em fevereiro 24, 2021
5 perguntas importantes a se fazer na hora de comprar um carro

Perguntas que você deve fazer ao comprar um carro. Fonte da imagem: Sven D, Unsplash. 

Desde que foi inventado, o carro revolucionou a humanidade. As cidades rapidamente se modificaram e as distâncias foram encurtadas. Atualmente, o carro é utilizado para muitas atividades corriqueiras, como trabalho, lazer e necessidades (ir ao supermercado, lazer, entre outros). Por isso, comprar um carro é uma tarefa muito importante e deve seguir alguns cuidados. Você sabe quais perguntas devem ser feitas durante o processo?

Com o intuito de auxiliá-lo durante essa importante compra, fizemos este artigo falando sobre as principais perguntas que você deve se fazer durante a compra do veículo (e que devem ser direcionadas também ao vendedor). Confira!

5 perguntas importantes a se fazer na hora de comprar um carro 

1. O que a garantia cobre?

A garantia do automóvel é um item muito valioso, e ela existe até mesmo para carros usados, quando estes são adquiridos em concessionárias especializadas na venda de carros usados. Dessa forma, não basta olhar apenas para o período acordado, mas saber exatamente o que a garantia cobre, aumentando assim a sua segurança sobre o grau de cobertura da garantia.

Existem problemas relativos ao motor e à transmissão, os que estão relacionados a peças e mão de obra (ou apenas alguns deles). Os problemas relativos à cadeia cinemática, isto é, motor e transmissão, são os mais caros que podem ocorrer em um automóvel. Por isso, uma garantia que faça a cobertura dessa parte (geralmente conhecida como garantia de motor e câmbio), vale mais do que uma que não cobre.

2. Quais são as formas de pagamento?

Essa também é uma parte muito importante para a compra de um carro. Existem diferentes tipos de pagamento disponíveis no mercado, como o financiamento, consórcio, pagamento à vista. Além disso, existem modalidades em que é possível utilizar o carro que você já tem como oferta para abater o valor do veículo a ser adquirido. Contudo, essas possibilidades variam de acordo com cada revenda ou concessionária.

3. Quais são as principais diferenças entre os modelos?

Toda montadora de automóveis apresenta diversos modelos de veículos diferentes, e muitos são da mesma família, só que com uma mudança entre um ou outro elemento (como sedan e hatch). Dessa forma, é bom compreender a diferença entre um modelo e outro, de modo a saber qual é o modelo mais adequado para a sua realidade, tanto dentro do valor quanto em relação ao uso.

Outro questionamento importante que deve ser feito está relacionado a modelos de carros de diferentes marcas, isto é, entre concorrentes. Assim você terá uma gama de informação mais ampla e poderá escolher entre as alternativas, aquela que for mais interessante para a sua realidade.

4. Qual o consumo de combustível?

Outro ponto importante é questionar sobre o consumo de combustível. Alguns carros são mais econômicos, enquanto outros, naturalmente, consomem mais combustível. Em geral, fatores como tecnologia e exigência do motor são os que mais interferem no consumo. Por isso, carros grandes e 4×4 tendem a consumir mais combustível que carros populares.

Contudo, carros com peso semelhante podem apresentar consumos diferentes, especialmente por conta de tecnologias distintas entre um e outro. Quanto mais velho for o automóvel, maiores as chances de um consumo mais elevado. Há também diferenças entre motores a gasolina, diesel e até mesmo os carros elétricos, ainda raros, mas que crescem cada dia mais.

5. É possível fazer test drive?

O test drive é ofertado por revendas e concessionárias tanto para carros novos quanto usados. Esse teste é muito importante para que o cliente consiga sentir o carro e assim decidir se ele é confortável para o seu uso. Entre fazer ou não o teste, sempre é recomendado que o teste seja feito.

Sendo assim, comprar um carro não deve ser encarado como uma atividade simples, mas como uma decisão a ser tomada com muitas informações coletadas. Por isso, as perguntas listadas devem ser feitas e, mais importante, respondidas.

Gostou do que leu? Então saiba a diferença entre consórcio e financiamento!

TAGS:
Categorias