Dicas

Motor turbo e aspirado: entenda a diferença!

Blog_101
Escrito por Blog_101 em outubro 19, 2022
Motor turbo e aspirado: entenda a diferença!

Sabemos que o motor é um dos componentes mais importantes de um carro. Mas quando olhamos os detalhes, nem todos são conhecidos. Um deles é a diferença entre o motor turbo e o aspirado.

A principal função do motor é transformar a energia térmica em mecânica. A partir disso, garante o funcionamento e a alta potência do veículo. Só que nem todo motor é igual e há diversos tipos disponíveis no mercado.

Como cada um possui aspectos diferentes de tamanho, formatos, e potências, é fundamental entendermos as diferenças entre motor turbo e aspirado, reconhecendo características e vantagens para escolher o modelo ideal.

Nós te ajudamos e listamos, abaixo, as diferenças entre esses dois modelos. Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre cada um. Acompanhe!

Motor turbo

Criado pelo inventor suíço Alfred Büchi. Em 1903, iniciou os experimentos de um sistema primitivo de turbo alimentação. Foi ele que criou a base para os motores turbos da atualidade.

A patente foi registrada em 1905. Nela, Alfred Büchi explicava que o motor a combustão interna perdeu dois terços da energia sob a forma de calor por meio do tubo de escapamento.

Atualmente, encontramos muitos modelos equipados com motores turbo. Mas até chegarmos nesse ponto de familiaridade, vale destacar que esses motores fizeram suas primeiras aparições em outras indústrias: a aeronáutica e a naval.

O investimento em motores turbo, pela indústria automotiva, se deu a partir do Chevrolet Corvair. No entanto, nessa época, era grande a quantidade de problemas com esses motores.

Outro modelo que também mudou a história dos motores turbo foi o Mercedes 300 SD. Ele combinava esse tipo de motor com o diesel — um casamento perfeito.

Uma vez que o ciclo de combustão de um motor diesel depende da alta compressão e eficiência do motor, isso mostrou que o futuro dos motores turbodiesel seria promissor.

A função ecológica do motor turbo

Quando foi criado, o motor turbo tinha como objetivo queimar combustível de forma mais eficiente para alcançar uma maior explosão. Isso proporciona números de torque e potências maiores, pois aproveitam os gases de escapamento.

O motor turbo, por causa da introdução do ar pressurizado dentro da câmara de combustão, faz com que toda a energia antes perdida pelo escapamento, seja usada de forma mais efetiva. Assim, diminui a emissão de poluentes.

Mas o motor turbo sempre foi associado aos carros esportivos, pois ele era utilizado em larga escala nesse tipo de veículo. Entretanto, quando sua eficiência foi percebida, ele passou a ser incluído nos carros convencionais.

O consumo de um motor turbo é equivalente ao de um motor 0.1 aspirado.

A tecnologia do motor turbo, ao contrário do aspirado, provém do fluxo gerado pela expulsão dos gases de escape. 

Assim sendo, o que alimenta o turbo é exatamente a passagem dos gases resultantes da queima da mistura entre ar e combustível.

Motor aspirado 

Já o motor aspirado é mais utilizado em veículos convencionais. Diferentemente do motor turbo, não sofre uma interferência externa para aumentar sua taxa dinâmica, que é contabilizada estaticamente.

O motor aspirado foi pensado com o objetivo de fazer com que o final do ciclo de queima de ar/combustível tenha o mesmo desempenho determinado por curso de pistões, taxa de compressão e diâmetro da câmara de combustão.

Para ganhar potência, este tipo de motor necessita aumentar o fluxo de ar e combustível que circula nas câmaras de combustão. Isso ocorre através do aumento da cilindrada.

Outra necessidade é a mudança no comando de válvulas, permitindo maior tempo de abertura para a ingestão de combustível. É o caso da ampliação do sistema de escape, que diminui a restrição dos gases.

Por mais que os motores aspirados estejam na mira para serem extintos, eles passaram a ser valorizados, principalmente nos carros esportivos. Tanto que um dos mais icônicos foi o foi o V8 Cosworth DFV, que estreou na Fórmula 1 em 1967.

Diferenças entre motor turbo e aspirado

Agora que você conhece melhor cada tipo de motor, vamos abordar as diferenças entre eles. A principal característica que difere um motor turbo de um aspirado é a potência.

O motor aspirado suga o ar a partir do deslocamento do pistão e acaba tendo uma potência relativamente menor que a do motor turbo. Isso faz com que haja aumento na admissão de ar comprimido pela turbina.

A questão é que o motor aspirado acaba oferecendo maior tranquilidade para o motorista, uma vez que é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas.

Só que o motor aspirado não proporciona ao motorista a sensação de ganho de potência a partir do acionamento da turbina. O que ocorre é um som mais limpo e suave.

De modo geral, os carros com motor turbo têm alta tecnologia e controle eletrônico de pressão. Eles eliminam o turbo lag, ou seja, proporcionam uma progressão uniforme de desempenho.

Há diferença ainda no valor de cada motor. Em velocidade máxima, o motor turbo consome mais combustível, portanto, será menos econômico. Mas considerando o todo, o motor aspirado consome muito mais combustível.

Vantagens e desvantagens dos motores turbo e aspirado

Quando o assunto é durabilidade, o motor aspirado tem menor risco de quebrar, pois não altera o volume de ar/combustível que é queimado dentro da câmara de combustão. Sendo assim, ele dura mais tempo.

Mas a durabilidade do motor turbo original de fábrica é a mesma de um aspirado. O que implica na vida útil dele são os cuidados de manutenção, como trocas de óleo e revisões periódicas. Quando o proprietário não faz, o motor tende a ficar fragilizado. 

Há ainda o caso dos motores adaptados com turbo. Muitas pessoas desejam modificar os motores aspirados, transformando-os em turbo. Outros querem ganhar mais potência mexendo no motor turbo. Só que o resultado não é o mesmo.

A durabilidade de um motor adaptado com turbo pode ser reduzida. Isso ocorre por causa de uma alteração malfeita capaz de comprometer o funcionamento e causar danos ou desgaste prematuro.

Vale destacar ainda que os motores turbo necessitam de manutenções mais completas, quando comparados aos dos motores aspirados. Por causa disso, o reparo custa mais caro.

Por fim, considere as características, diferenças, vantagens e desvantagens de cada motor para escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Já que estamos falando de motorização, aproveite para saber qual a melhor escolha: motor 1.0 ou motor 1.6.

TAGS:
Categorias