Curiosidades

Motor a diesel ou a gasolina: qual a melhor opção

Blog_101
Escrito por Blog_101 em
Motor a diesel ou a gasolina: qual a melhor opção
Fale com Nossos Consultores

Entre em Contato Através do Whatsapp

 

Motor a diesel ou a gasolina: qual a melhor opção? Fonte da imagem: Markus Spiske, Unsplash. 

Desde que foi criado, o motor se tornou um elemento revolucionário para toda a humanidade. Permitiu que a revolução industrial ocorresse. Em um primeiro momento, os motores das máquinas eram movidos a vapor, mas logo novos combustíveis foram inseridos (carvão mineral, gasolina e óleo diesel, respectivamente). Logo em seguida, esses motores foram aplicados em automóveis. Mas afinal, o motor a diesel ou à gasolina, qual é o mais eficiente?

Com o intuito de responder a essa questão, fizemos este breve artigo tratando sobre o tema, o que pode contribuir bastante durante a sua escolha entre um automóvel movido a diesel ou movido a gasolina.

Como funciona o motor a óleo diesel

O motor a diesel não foi chamado dessa forma em função de utilizar óleo diesel, mas sim por ter sido desenvolvido pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel. Inclusive, em um primeiro momento, o engenheiro utilizou óleo vegetal para o motor, e não óleo diesel. 

O óleo diesel é um hidrocarboneto obtido por meio do petróleo destilado a altas temperaturas. Assim, o motor a diesel funciona através de combustão interna, a partir da reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar. Apesar de ter sido criado há muito tempo, o motor se destaca, até os dias de hoje, por ser simples e de fácil utilização e manutenção, pois não há necessidade de vela de ignição. Com isso, apresenta alto grau de confiabilidade.

A queima que permite ao motor cumprir a sua função ocorre por meio da compressão, que ocorre no interior da câmara de compressão. Por sua vez, a compressão consiste na pressão aplicada sobre a substância, que faz com que o volume seja reduzido.

Existem diferentes tipos de motores a diesel. Os mais comuns funcionam em quatro tempos, em que no primeiro tempo, é aspirado para dentro do cilindro; no segundo tempo, se inicia a compressão, com a temperatura dentro do cilindro aumentando por conta da diminuição do volume.

No terceiro tempo, ocorre a pulverização do óleo pelo ejetor em gotículas, misturando-se com o ar quente, originando, desse modo, a combustão. Por fim, o ciclo se encerra com a fase de escape, em que os gases da combustão são expulsos do cilindro.

Como funciona o motor a gasolina

Assim como o motor a diesel, os motores a gasolina também cumprem 4 etapas (admissão, compressão, combustão e escape), pois a inspiração continuou sendo a invenção de Rudolph Diesel. Dessa forma, temos:

  •       O pistão é forçado a realizar um movimento para baixando, abrindo a válvula e fazendo com que entre uma mistura de ar com combustível no cilindro;
  •       A válvula é fechada e ocorre a compressão da mistura no interior do cilindro;
  •       Quando o grau máximo de compressão é atingido, é produzida uma faísca, por uma vela, a partir de um sistema elétrico e a ignição é realizada;
  •       A faísca origina o processo de combustão, que produz gases que se expandem de forma muito rápida, o que faz o pistão se deslocar. Essa força faz com que as engrenagens giram e o carro começa a se deslocar.

Perceba que a diferença, no processo, entre os dois motores, é apenas a fase três. Enquanto no motor a óleo diesel, a fase da combustão ocorre apenas com a compressão, no motor a gasolina ocorre também com a faísca.

Diferenças entre eles

Por conta do fato citado anteriormente, a taxa de compressão de um motor a diesel é muito mais elevada. Em geral, o valor do combustível diesel é mais barato (atualmente, cerca de 18%). Todavia, os valores dos automóveis movidos a óleo diesel costumam ser bem mais caros. Outro ponto negativo do motor a óleo diesel é o valor da manutenção, pois estes acabaram se tornando bastante sofisticados.

Outro lado positivo do motor a óleo diesel é a sua durabilidade, devido, principalmente, à sua robustez. Para desenvolvimento de altas velocidades, todavia, a gasolina é mais indicada.

Sendo assim, devem ser analisadas todas as nuances para que seja feita uma escolha racional entre uma e outra alternativa. O motor a óleo diesel é mais indicado para grandes viagens, em que a velocidade constante é mais importante que a alta velocidade. Por isso, a maioria dos caminhões é movida a óleo diesel. Para ambientes urbanos, o motor a gasolina é o mais indicado.

Gostou do que leu? Então saiba como funcionam os carros elétricos!

Categorias