Financiamento

Descubra como calcular financiamento de veículos aqui

Blog_101
Escrito por Blog_101 em novembro 16, 2022
Descubra como calcular financiamento de veículos aqui

Ter um carro é o sonho de muitos brasileiros. Só que nem todos têm poder de compra para adquirir o automóvel à vista, então optam por financiar. Mas você sabe como calcular financiamento de veículos?

Esse cálculo é muito importante, mas precisa da sua atenção. O financiamento de automóveis é um meio muito comum aqui no Brasil, entretanto, possui um Custo Total Efetivo que nem todo mundo consegue identificar.

Continue a leitura para descobrir qual o Custo Total Efetivo de um carro e descubra ainda como calcular financiamento de veículos.

Afinal, o que é um financiamento automotivo?

Para começar, o financiamento de veículos funciona como um empréstimo. Trata-se de uma quantia concedida para adquirir o carro, que pode ser zero km, seminovo ou usado.

O financiamento automotivo é ideal para quem não tem poder de compra à vista ou dar uma entrada significativa. 

Esse crédito para comprar veículos é fornecido por instituições financeiras, públicas e privadas. Mas assim como nas outras modalidades de empréstimo, aqui também são cobrados juros. Anote isto, pois vamos detalhar mais para frente!

Só que existe uma diferença entre o financiamento e o empréstimo comum. O dinheiro do financiamento está associado à compra de um bem de forma direta.

Quais os requisitos que devo cumprir para financiar um carro?

Nem todo mundo consegue financiar um veículo, pois as instituições financeiras exigem o cumprimento de alguns requisitos. Além disso, por mais que você cumpra cada um deles, a decisão de conceder o financiamento ou não é da instituição.

De modo geral, os requisitos que elas exigem são os seguintes:

  • Nome limpo: seu CPF não pode ter restrições ao crédito.
  • Idade mínima: 20 anos.
  • Idade máxima: 70 anos.
  • Renda comprovada: para comprovar a capacidade de realizar os pagamentos dos valores acordados.
  • Bom score: reputação no mercado, ou seja, ser um bom pagador e não ter frequentemente dívidas ou contas atrasadas.

Como calcular o financiamento de veículos?

Chegou o momento de saber como calcular o financiamento de veículos.

Para isso, antes devemos entender o conceito de Custo Efetivo Total (CET), que se trata da taxa cobrada sobre crédito ou empréstimo. Mas atenção: não inclui apenas juros. O CET contempla tarifas, tributos, seguros e taxas administrativas. 

Antigamente, era muito comum financiar um automóvel e se deparar com uma conta bem maior que a acordada. Isso acontecia porque, na hora de negociar o financiamento, o Custo Efetivo Total não era apresentado.

Para que isso não ocorresse mais, o Banco Central criou a Resolução nº 3.517, com todas as exigências necessárias para que as instituições financeiras que concedem financiamentos automotivos divulgassem o CET em seus contratos.

O Banco Central determina que o consumidor seja informado, inclusive, sobre o cálculo realizado para chegar ao CET:

  • n = prazo do contrato, expresso em dias corridos;
  • j = intervalo entre o desembolso inicial e a data de pagamento das parcelas;
  • FCj = todos os custos, como taxas, tributos, seguros e juros;
  • dj = data destinada ao pagamento;
  • d0 = data da liberação do crédito pela instituição financeira;
  • FC₀= valor do crédito com todas as despesas.

A partir do valor do CET, partimos para o próximo passo: saber qual a taxa de juros do financiamento. Ela depende do tipo escolhido, que pode ser CDC, leasing ou consórcio.

Assim que souber os juros do financiamento, basta aplicar esta e as demais informações na fórmula a seguir:

Valor financiado = [{1 – (1+ taxa de juros) – prazo}/ juros] x valor da prestação

A boa notícia é que essa simulação fica mais fácil de ser feita na internet ou na loja onde se pretende financiar o veículo.

Quais os tipos de financiamento automotivo?

Você encontra três opções para financiar um veículo: Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing e consórcio. Vamos detalhar cada um deles a seguir.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O Crédito Direto ao Consumidor é obtido diretamente com a instituição financeira. No entanto, a documentação do veículo apresentará a instituição como dona do veículo — até que este seja pago por completo.

Leasing

Parece com a modalidade anterior, mas o Leasing funciona como um aluguel. O carro também permanece no nome da empresa que pagou. A diferença é que aqui não há alteração nos valores das taxas de juros.

Consórcio

No Consórcio, um grupo de pessoas se une para adquirir um tipo de bem. Elas pagam mensalidades à administradora do consórcio, que por sua vez sorteia participantes e fornece a carta de crédito para comprar o veículo.

Quais são os benefícios de financiar um carro?

Agora que você sabe como calcular financiamento de veículos, veja os benefícios de escolher essa modalidade para ter seu automóvel:

Você já sai com o carro

O carro é seu, quando escolhe o Leasing ou o CDC. No caso do consórcio, é necessário aguardar a contemplação.

Você pode antecipar as parcelas para pagar menos

Antecipando as parcelas no CDC, você consegue se livrar do compromisso antes do esperado e ainda reduzir o valor, pois não pagará todos os juros.

Fica mais fácil ter seu carro

O financiamento é uma oportunidade que aproxima as pessoas de seus sonhos. Imagine se todos tivessem que ter todo o valor de um veículo para conseguir pagá-lo? Poucos teriam automóveis.

E a boa notícia é que você ainda pode trocar de carro mesmo sem ter terminado de pagar o financiamento. É possível vender o veículo e transferir para o novo condutor o contrato com as parcelas.

Viu só como é vantajoso financiar um carro? Aproveite que você sabe como calcular financiamento de veículos para estudar suas necessidades e possibilidades.

Monte um bom planejamento financeiro para garantir que as parcelas caberão no seu orçamento, evitando apertos e o pagamento de mais juros e multas por atraso.

E não se esqueça: na hora de financiar um carro seminovo ou usado, procure uma loja de confiança como a 101 Veículos!

TAGS:
Categorias