Para conseguir sobreviver às altas nos preços do combustível no Brasil, é preciso ficar atento a algumas técnicas simples, mas muito importantes. Assim, você conseguirá otimizar o uso do combustível e economizar um pouco no fim do mês.
Se você mudar alguns hábitos de forma gradual, você já conseguirá perceber a diferença e vai pensar que deveria ter começado antes.
Muitas vezes as pessoas nem percebem que estão fazendo algo que influencia em um gasto maior de combustível no dia a dia. Então, para conseguir ter alguma economia no combustível, seja gasolina ou álcool, leia o texto até o final e coloque as dicas em prática a partir de hoje.
1. Sempre que possível, mantenha a velocidade do carro constante
Dentro da cidade é mais difícil conseguir manter a velocidade constante, sem desacelerar e acelerar a cada 15 segundos. Por outro lado, na estrada isso é possível e pode ajudar na economia de combustível.
Isso porque o ato de acelerar e frear o carro tende a gastar mais gasolina e álcool. Essa dica pode ser útil tanto para carros com câmbio manual quanto para carros com câmbio automático.
Fique atento e sempre que possível mantenha a velocidade do seu veículo constante. Portanto, a lógica de andar mais rápido para chegar antes e gastar menos combustível não funciona, e pode até mesmo aumentar o consumo.
2. Preste atenção ao uso do ar-condicionado
Quando o assunto é economia de gasolina e álcool, o uso do ar-condicionado se torna um ponto confuso. Afinal, é indicado andar com os vidros abertos e o ar-condicionado desligado, ou fechados e o ar-condicionado ligado?
A verdade é que depende. Se você estiver com as janelas abertas em alta velocidade, a resistência do ar aumenta. Dessa forma, o carro precisa trabalhar mais, gastando mais combustível.
Então se você estiver na estrada ou em uma avenida em alta velocidade, é interessante fechar os vidros e ligar o ar-condicionado. Mas é claro, a potência deste deve estar em um nível moderado. Simplesmente para manter uma circulação de ar e deixar o ambiente confortável para todos que estão ali.
Por outro lado, se você estiver dirigindo na cidade, cuidado com o uso exagerado do ar-condicionado. Se possível e seguro, ande com os vidros abertos e aproveite o ar externo para se refrescar.
Lembre-se sempre que é preciso ter consciência do que você está fazendo. Se o clima permitir, aproveite as saídas na cidade para economizar gasolina e álcool desligando o ar-condicionado.
3. Mantenha os pneus calibrados corretamente
Você sabia que pneus murchos são sinônimo de gasto maior de combustível? Muitas pessoas acabam não prestando atenção na calibração dos pneus, algo simples mas que pode afetar o consumo de gasolina e álcool.
Para ajudar na economia do mês, saiba qual é a calibragem ideal dos pneus e verifique pelo menos a cada 15 dias. É importante saber a calibragem ideal para não forçar demais os pneus ou deixá-los com pouco ar.
4. Evite carregar pesos desnecessários
Se o seu carro estiver muito carregado, mais combustível será necessário para que o movimento aconteça. Por isso, se possível, diminua a quantidade de bagagem nas viagens ou até mesmo no dia a dia.
Muitas pessoas acabam deixando itens que não são necessários no porta-malas ou no banco traseiro do carro. Como resultado, acabam gastando mais combustível sem perceber.
Tudo o que pode ser evitado quando o assunto é economizar gasolina e álcool pode ajudar. Mesmo que pareça pouca coisa, no fim do mês você vai perceber a diferença.
5. Mantenha as revisões do carro em dia
Por fim, mas não menos importante, é preciso listar as manutenções do carro. Além de garantir a integridade, segurança e qualidade do veículo, as manutenções ajudam na economia de combustível.
Isso porque quando um carro tem peças com problemas, é possível que seja necessário um esforço maior do motor para o funcionamento. Consequentemente, mais gasolina e álcool são gastos.
Portanto, siga corretamente as indicações do fabricante quanto às manutenções para garantir viagens mais tranquilas e ainda economizar no combustível.
Veja também:
Link para outro blog post.